.:: ACURA Global ::.




Logística: CASE Sabesp

Sabesp faz conferência de hidrômetros com agilidade e segurança

Uma das soluções implementadas pela ACURA Global permite identificar hidrômetros, gerir estoques e reciclar materiais.

A Sabesp é a responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos, e portanto, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. Em parceria com empresas privadas, atua também nos municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque, e parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos Estados de Alagoas e Espírito Santo.

A Sabesp ainda realiza serviços de consultoria no Panamá e em Honduras. Além dos serviços de saneamento básico, a Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A Missão da Sabesp é “Prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente” e visa, em 2018, “Ser reconhecida como Empresa que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação, de forma sustentável e competitiva, com excelência no atendimento ao cliente".

Sobre a Solução

O Cliente: A Sabesp é a responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida.

Desafio Proposto: Problemas no processo logístico como controle e baixa por lote de hidrômetro (processamento de ordens de recebimento, de carregamento e recuperação de medidores), dificuldade no planejamento envolvendo prazos e pedido de inspeção do fabricante, falhas na política de troca por falta de controle e na política do exercício da garantia. Além do impacto na gestão dos medidores, houve acúmulo de documentação física e prejuízos passivos.

Equipamentos: Leitor UHF M6, Antena Mono-estática Compacta, Coletor de Dados UHF 300U.

Solução: Criação de um sistema de Gestão Integrada de Medidores (GIM). Aplicação de tags nos hidrômetros e leitores RFID para identificar os hidrômetros dentro das caixas. Utilização de leitores de mão para agilizar o processo de verificação de estoque e conferência de itens dentro das caixas.

Funcionamento: O tag é aplicado no hidrômetro e ao chegar na unidade da Sabesp, a verificação é feita com o Coletor de Dados 300U que identifica os itens dentro das caixas, agilizando assim o processo de conferência de material recebido. Feita a conferência é possível processar ordens de recebimento, de carregamento e recuperação de medidores que podem ser selecionados por diversos fatores, tais como: fabricante, capacidade, tipo de matéria-prima, vazão, etc.

Diferenciais / Melhorias práticas: A utilização do sistema de Gestão Integrada de Medidores (GIM) evita erros humanos como os de controle e baixa por lote, além de extravios e garantia (controles e ações manuais), e agiliza o processo logístico.

Ganhos / Benefícios: Diminuição de erros de controle, recebimento, logística e garantia, maior segurança e rapidez na conferência e baixa, assertividade nas inspeções e prestação de serviço. O meio-ambiente também será beneficiado, uma vez que as sucatas serão separadas de forma mais assertiva, permitindo que sejam reutilizadas.

Visão Geral

Logo Sabesp
Logo RFID Journal Awards


Depoimentos

Produtos Ideais para a Solução