Sistema Ponto a Ponto

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O sistema Ponto a Ponto é um projeto do Governo do Estado de São Paulo que consiste em uma nova forma de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas, feita de forma eletrônica e com base no trecho percorrido pelo usuário.

O projeto prevê a instalação de pórticos fixos em pontos estrategicamente definidos nas rodovias. Nestes portais, há antenas e leitores que funcionam na mesma frequência que o tag (chip eletrônico) que é fixado nos veículos pelas Operadoras de Serviço de Arrecadação autorizadas a operar no Estado de São Paulo.

Ao passar por um pórtico, as antenas e leitores reconhecem o dispositivo instalado no veículo, fazem sua leitura e o valor é automaticamente debitado dos créditos que aquele usuário possui com a sua operadora de pedágio eletrônico.

Em 2012, o projeto foi instituído de forma experimental na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) e na Rodovia Santos Dumont (SP-75). Em 2013, a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340) recebeu o primeiro Ponto a Ponto aberto para qualquer usuário e veículo que trafegue naquela rodovia. E em 2014, a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) recebeu o quarto Ponto a Ponto do Estado.


Alteração da Tecnologia

Homologação para Organismos de Certificação Designados (OCD)

Autorização para Operadoras dos Serviços de Arrecadação (OSA)



Sobre o SINIAV

Logo SINIAV

Atendendo à resolução de nº 227, de 30 de Março de 2010, do DENATRAN, que cobre o uso do protocolo AVI do DENATRAN, desenvolvido para tornar equipamentos de leitura interoperantes para processamento de informação veicular. Nós informamos que nossos termos de confidencialidade já estão disponíveis para download. O SINIAV foi estabelecido pela resolução CONTRAN nº 412 em Agosto de 2012 em visão da delegação atribuída pela Lei Complementar nº 121, em Fevereiro de 2006.

Legislação SINIAV

OBJETIVOS SINIAV

O sistema abrangerá todos os veículos em circulação, e permitirá a conectividade das informações contidas na placa eletrônica instalada entre diversos órgãos públicos e entidades privadas. Os principais objetivos do Projeto SINIAV são:

A) Gerenciamento de Trânsito B) Fiscalização de Trânsito C) Segurança Pública D) Receitas Acessórias

Sobre o Brasil-ID

Logo Brasil-ID

Através de um acordo de cooperação técnica firmado em 31 de agosto de 2009 entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Receita Federal e os Estados da União por intermédio de suas Secretarias de Fazenda, formalizou-se o início do Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, nominado como “Brasil-ID”, que se baseia no emprego da tecnologia de Identificação por Radiofreqüência (RFID), e outras acessórias integradas para realizar, dentro de um padrão único, a Identificação, Rastreamento e Autenticação de mercadorias em produção e circulação pelo País. O projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun em conjunto com o ENCAT.

Objetivo do Projeto

Desenvolver e implantar uma infra estrutura tecnológica de hardware e software que garanta a identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias produzidas e em circulação pelo Brasil, com a utilização de chips RFID, visando padronizar, unificar, interagir, integrar, simplificar, desburocratizar e acelerar o processo de produção, logística e de fiscalização de mercadorias pelo País.

Objetivos Específicos do Projeto